Sala da Fantasia

Sala da Fantasia
Fig.1 - Semi-Internato de Santa Clara

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Preparação da actividade

Actividade – Competências


A preparação da nossa actividade iniciou-se com uma primeira visita ao Semi-Internato de Sta Clara. Fomos recebidas pela Directora, Irmã Delina que nos forneceu informações do funcionamento geral da Instituição, do Plano Pedagógico e acompanhou-nos numa visita guiada, dando-nos a conhecer todo o espaço físico da Instituição.

A nossa segunda visita foi para conversar com a educadora Adélia, responsável pela Sala da Fantasia. Propusemos algumas ideias sobre a actividade, falou-nos sobre os interesses do grupo e deu-nos outras informações sobre a caracterização do grupo, nomeadamente dados para a nossa estatística.

A nossa terceira e última visita antes da actividade, foi para estar com o grupo de crianças. Passamos a manhã na sala, observando e participando, criando alguma proximidade com as crianças.

Depois destas visitas, preparamos nossa actividade tentando interligar vários aspectos:

- As Áreas de Conteúdo das OCEPE, nas áreas de Expressão e Comunicação, Formação Pessoal e Social e Conhecimento do Mundo;

- Plano Pedagógico da Instituição;

- Plano Curricular do Grupo;

- A observação do grupo e os interesses do grupo conforme o que nos foi comunicado pela educadora;

- O Natal, a época festiva que se aproxima.


Áreas de Conteúdo

Dentro das Áreas de Conteúdo tivemos em conta o desenvolvimento das seguintes competências:

Ouvir o outro; saber esperar pela sua vez para falar; discutir o seu ponto de vista; ser cooperante, participativo e justo; adquirir noções de egoísmo e partilha; partilhar oralmente vivências; ser sensível a questões e sociais; manipular diversos objectos (lápis de cor, tesoura...); participar no jogo simbólico utilizando o fantoche para recriar um história; criar situações de comunicação verbal; recriar experiências da vida quotidiana; representar espontaneamente imagem que interiormente construiu (desenho, pintura e colagem); desenvolver a motricidade fina; utilizar diferentes formas de combinação das cores; escolher as cores apropriadas na pintura do desenho tendo em conta o mesmo e o conhecimento da criança; associar uma música à época festiva; ser capaz de acompanhar musicalmente uma canção reproduzida por CD.


Plano Pedagógico da Instituição

O Plano Pedagógico da Instituição, tendo em conta a sociedade actual e o excessivo consumismo, adoptou o consumismo como tema para ser desenvolvido no presente ano lectivo. A partir deste tema, a nossa actividade é transmitir um conjunto de valores que os eduque para a redução do excessivo consumismo, para a partilha contra o egoísmo.


Plano Curricular do Grupo

O Plano Curricular de Grupo tem como tema: "A criança de hoje, construindo o amanhã pelo respeito".


A observação e os interesses do grupo

Conforme o que nos foi comunicado pela educadora Adélia, uma das actividades preferidas do grupo são as histórias contadas com fantoches. Daí a nossa decisão em contarmos a história com um fantoche – Tiago – a personagem principal da história.


O Natal, a época festiva

Sendo o mês de Dezembro, o mês dos preparativos para o Natal, a escolha da história e da canção tiveram como base este tema: Natal. Apesar do tema da nossa actividade ser "Carta ao Pai Natal", tivemos em conta dois aspectos: ser esta uma instituição de cariz religioso e o Pai Natal ser um símbolo comercial. Daí a nossa preocupação, através do que a criança conhece, o Pai Natal, fazer deste um intermediário entre a criança e o Menino Jesus, realçando esse aspecto, tanto na história, como na canção.



Actividade – Estratégias

- Utilizar o fantoche como forma despertar o interesse e prender a atenção do grupo no conto da história: “Tiago e o Natal”.

- Reconto como forma de verificar a que a criança compreendeu e como compreendeu.

- Diálogo no tapete, explorando os valores que pretendemos transmitir.

- Pintar o Pai Natal, explorando as cores e seleccionando as cores adequadas, tendo em conta a gravura, desenvolvendo a motricidade fina.

- Desenhar o presente que desejam para o Natal (através desta actividade de Expressão Plástica, a criança reflecte os valores transmitidos pela história).

- Recortar e colar

- Aprender uma canção de Natal, “Menino Jesus do Céu”, associada à história, ouvindo e acompanhando musicalmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário