Sala da Fantasia

Sala da Fantasia
Fig.1 - Semi-Internato de Santa Clara

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Perspectiva Histórica do Convento de Santa Clara

Segundo o Elucidário Madeirense (1998), o Convento de St.ª Clara foi mandado construir por João Gonçalves Zarco, junto à Igreja de Conceição de Cima, situada nas imediações da sua residência.

A construção deste mosteiro tinha como objectivo recolher as filhas de João Gonçalves da Câmara e quem quisesse seguir a vida monástica já que nesta cidade não havia instituições com essa função.

A sua construção iniciou – se em 1492 mas só em 1497 deram entrada as primeiras religiosas. O edifício sofreu vários aumentos conforme aumentava o número de religiosas, sendo, que ao longo de claustro construíram – se várias capelas e oratórios ( século XVIII ).

A Igreja primitiva, conhecida pela Igreja de Nossa Senhora de Cima passou a ser conhecida por Igreja de St.ª Clara, padroeira deste mosteiro.

É uma construção do estilo Gótico, tendo na entrada principal as Armas de Fé dos Franciscanos. A Igreja caracteriza-se pelo estilo gótico com cobertura parietal com azulejaria do século XVII, o alto – mor e as capelas laterais e parte do tecto de caixotão artesonado, e o claustro é composto por uma arcaria gótica e o convento com uma torre azulejada.

Sem comentários: