Sala da Fantasia

Sala da Fantasia
Fig.1 - Semi-Internato de Santa Clara

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

A história - TIAGO E O NATAL

Era uma vez um menino chamado Tiago. Nas vésperas do Natal, escreveu a carta ao Pai Natal pedindo mais de 20 presentes. A mãe disse-lhe:
- Ouve: os Reis Magos têm camelos. O Pai Natal tem um trenó. Jesus não tem nada. Nenhum deles tem um camião… Além disso, não cabiam no teu quarto. E pensa nos outros meninos que nem sequer vão ter uma prenda…
O Tiago ficou amuado e fechou-se no quarto. O pai comentou com a mãe:
- Quer pedir uma loja inteira e o seu quarto já está cheio de brinquedos!
Ela concordou.
No outro dia, Tiago disse aos pais, em voz baixa:
- Têm razão no que me disseram! Não quero ser egoísta.
No dia seguinte foi para a escola. Na aula, perguntou-lhe a professora:
- Tiago, já escreveste a carta ao Pai Natal? Quantos presentes pediste para este Natal?
- Vinte e cinco – respondeu baixinho.
Quando a aula acabou, e todos saíram, a professora disse ao Tiago que não podia pedir tantas coisas porque para uns meninos terem muitos brinquedos, outros ficariam sem nada.
Então, ele, logo que chegou a casa, corrigiu a carta e deixou só 15 pedidos. E quando os pais chegaram, disse-lhes que havia retirado mais de 10 coisas da lista. A mãe perguntou-lhe:
- E vais partilhar os teus presentes com os teus amigos?
- Não, porque são meus e não quero emprestá-los a ninguém!
Entretanto, os pais repararam que não tinham nenhum presépio nem árvore de Natal. Saíram os três para irem comprá-los. Foram a uma loja, mas estavam esgotados. Foram a todas as outras, e nada!
Tiago, no banco de trás do carro, olhava para o céu. Viu uma estrela e rezou:
- Sei que não rezo muito. Desculpa ser tão egoísta! Mas peço-te um presépio e uma árvore de Natal em troca de todos os presentes que pedi.
Nisto, apareceu-lhe um anjo e disse:
- Foste muito valente ao retirar todos os presentes da tua lista. Por isso, vou dar-te o presépio e a árvore de Natal. Estão na mala do carro.
Chegou finalmente a noite de Natal. E quando Tiago se aproximou do pinheiro, ficou muito surpreendido: estavam lá 25 presentes, todos os que constavam da sua primeira lista.
Então disse aos pais que iria partilhar os brinquedos com as crianças pobres.
Na semana seguinte, levou muitas crianças lá a casa. A mãe dele fazia chocolate quente e bolos para todos. E, depois daquele ano, todos foram muito felizes e Tiago tornou-se menos egoísta e mais solidário.

Sem comentários:

Enviar um comentário